Deputado Duarte, reeleito para seu segundo mandato à frente da Comissão, deputado Nozinho e deputado Arnaldo Silva, eleito para a vice-presidência do colegiado.

Deputado Duarte, reeleito para seu segundo mandato à frente da Comissão, deputado Nozinho e deputado Arnaldo Silva, eleito para a vice-presidência do colegiado.

O deputado Duarte Bechir (PSD) foi reeleito, na tarde desta terça-feira (21/3/17), para o cargo de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O parlamentar, que esteve à frente do colegiado no biênio 2015/2016, continua liderando os trabalhos em prol dos interesses da pessoa com deficiência.

De acordo com Duarte, as eleições ocorreram em um dia muito oportuno, quando é comemorado, mundialmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down. “Hoje, especialmente, devemos ampliar a discussão sobre a inserção da pessoa com Síndrome de Down. Precisamos avaliar as principais iniciativas voltadas para esse público e a sua inclusão efetiva na comunidade”, reforçou o parlamentar.

Dessa forma, o deputado Duarte já apresentou quatro importantes requerimentos a essa Comissão, solicitando:

– realização de audiência pública para debater o tema do Dia Mundial da Síndrome de Down, desse ano: “minha voz, minha comunidade”, visto como iniciativa que busca permitir que pessoas com a síndrome sejam ouvidas, influenciem políticas e ações governamentais e sejam plenamente incluídas em suas comunidades.
– realização de audiência pública para debater e avaliar, com convidados especializados, os resultados da parceria entre as diferentes áreas de atuação do Estado de Minas Gerais (educação, saúde, assistência social, etc) e as Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAES.
– realização de audiência pública para debater a campanha “Síndrome de Down tem Diretriz”, promovida pelo ‘Movimento Down’, com o objetivo de divulgar as diretrizes de atenção à saúde da pessoa com Síndrome de Down.
– que seja convidado a ser ouvido em reunião desta Comissão, o deputado federal Eduardo Barbosa, para expor sobre a PEC 287/17, que dispõe sobre a Reforma da Previdência e os seus reflexos sobre a pessoa com deficiência.

Segundo o parlamentar, a sua principal bandeira, nesse início dos trabalhos, será incentivar a formação dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Hoje, apenas 10 % dos municípios mineiros contam com esses conselhos”, lamentou o deputado Duarte.

Recomende para seus amigos